PUBLICIDADE

América Latina

Chávez cumprimenta Humala pela vitória no Peru

6 jun 2011 - 16h13
(atualizado às 17h00)
Compartilhar

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, aproveitou nesta segunda-feira a oportunidade durante sua visita oficial ao Brasil para cumprimentar o nacionalista Ollanta Humala por sua vitória no segundo turno das eleições presidenciais do Peru, ao destacar que se trata de "uma mudança de épocas". "Já foi confirmado o triunfo no Peru de Ollanta e desde aqui enviamos as felicitações", afirmou Chávez em discurso que pronunciou no Palácio do Planalto ao lado da presidente Dilma Rousseff.

Hugo Chávez felicitou o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, após encontro com Dilma Rousseff em Brasília
Hugo Chávez felicitou o presidente eleito do Peru, Ollanta Humala, após encontro com Dilma Rousseff em Brasília
Foto: AP

Segundo a última pesquisa oficial, com 88,3% dos votos apurados, Ollanta Humala obtém 51,2%, frente a 48,7% de Keiko Fujimori, com quem se enfrentou no segundo turno. Chávez disse que, ao contrário de sua anfitriã, ainda não tinha tido tempo para telefonar para Humala para felicitá-lo por sua vitória eleitoral, mas acrescentou que pretende fazê-lo em breve.

Segundo o líder venezuelano - que apoiou explicitamente Humala nas eleições presidenciais há cinco anos, nas quais triunfou Alan García -, a vitória do nacionalista faz parte da mesma dinâmica que renovou o poder nos países da América do Sul. "Trata-se do pleno amanhecer de uma nova era. Não se trata de uma época de mudanças, mas de uma mudança de épocas", disse o governante venezuelano ao citar uma frase de seu colega equatoriano, Rafael Correa.

"Não podemos deixar que nada detenha esta mudança de época", acrescentou Chávez em sua primeira visita oficial ao Brasil desde que Dilma sucedeu Luiz Inácio Lula da Silva em janeiro deste ano. Após sua visita ao Brasil, Chávez partirá rumo ao Equador e antes de retornar a Caracas fará uma escala em Cuba, tal como tinha previsto no início de maio, quando cancelou sua viagem devido a uma lesão em seu joelho esquerdo.

EFE   
Compartilhar
Publicidade