PUBLICIDADE

Ásia

Berlim confirma morte de soldados alemães no Afeganistão

28 mai 2011 - 16h02
(atualizado às 16h30)
Compartilhar

O ministro da Defesa alemão, Thomas de Maizière, confirmou neste sábado em Berlim a morte de dois soldados alemães em um atentado suicida talibã contra a casa do governador da província de Takhar (norte do Afeganistão), no qual teriam morrido sete pessoas. Maizière indicou em declarações concedidas em caráter de urgência que outros três militares alemães ficaram feridos no ataque, entre os quais o próprio comandante das forças da Otan no norte do Afeganistão, Markus Kneip.

"Ele está levemente ferido", confirmou o tenente-general, Rainer Glatz, que acrescentou que Kneip e outros dois militares alemães feridos foram levados de helicóptero do local do ataque à cidade de Kundus para serem atendidos. A chanceler alemã Angela Merkel manifestou em comunicado sua "comoção" e "tristeza" pela morte dos soldados alemães, assim como pelos feridos e as vítimas afegãs.

O atentado aconteceu na casa do governador da província de Takhar, na cidade de Taloqan, onde estava sendo realizada uma reunião. "Um suicida detonou seus explosivos dentro do escritório do governador, matou sete pessoas e feriu outras nove", explicou à Agência Efe o porta-voz da província de Takhar, Fayiz Mohammed Tauhidi.

Takhar, uma província normalmente tranquila e distante dos principais redutos dos talibãs, registrou um aumento da violência no último ano, e há dez dias foi palco de intensos protestos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade