PUBLICIDADE

Europa

Zapatero sugere Rubalcaba como candidato a internas do PSOE

27 mai 2011 - 16h32
(atualizado às 16h35)
Compartilhar

O presidente do governo espanhol e líder do Partido Socialista (PSOE), José Luis Rodríguez Zapatero, sugeriu nesta sexta-feira o nome do primeiro vice-presidente do Executivo, Alfredo Pérez Rubalcaba, como candidato às eleições internas (primárias) que o partido promoverá neste sábado em Madri.

O anúncio acontece um dia depois que a ministra da Defesa, Carme Chacón, desistiu de apresentar sua candidatura à sucessão de Zapatero como líder do PSOE, uma decisão que acabou com vários dias de "crise" interna na qual alguns pediam "primárias" e outros um congresso federal, o que implicaria em uma mudança total nas direções do partido.

Na reunião deste sábado, o Comitê Federal do PSOE definirá o nome do substituto de Zapatero como cabeça de chapa para as eleições gerais, previstas para março de 2012, já que o presidente já anunciou que não se candidatará a um terceiro governo.

O PSOE, que governa a Espanha desde 2004, sofreu uma dura derrota nas eleições municipais e regionais realizadas no país no último dia 22.

Rubalcaba, de 59 anos, não falou abertamente sobre suas intenções, mas nos próximos dias, caso aceite a indicação e não haja nenhum adversário, será ele o candidato do PSOE às eleições gerais de 2012.

Segundo fontes socialistas, Zapatero afirmou que, para ele, Rubalcaba é o "melhor candidato" para sucedê-lo, embora isto não impeça que seja aberto oficialmente o processo de primárias.

A partir deste sábado começa o processo de sucessão de acordo com as normas reguladoras do PSOE. Apenas será aberto o processo de eleições primárias caso exista mais de um candidato. Se houver um único aspirante, seu nome será submetido a votação no Comitê Federal.

EFE   
Compartilhar
Publicidade