PUBLICIDADE

Oriente Médio

União Europeia decide punir presidente sírio por repressão

23 mai 2011 - 06h35
(atualizado às 07h19)
Compartilhar

Os ministros europeus das Relações Exteriores decidiram nesta segunda-feira congelar os bens do presidente sírio Bashar al-Assad e impor uma proibição de visto, em consequência da repressão ao movimento de protesto no país árabe, informou uma fonte diplomática.

O nome de Assad e de mais 10 autoridades sírias serão publicados no Diário Oficial da União Europeia (UE). Eles se unirão a uma primeira lista de 13 figuras importantes do regime sírio, incluindo um irmão e vários primos do presidente, objetos de sanção desde 10 de maio.

O balanço da repressão ao movimento de protesto que abala o regime de Bashar al-Assad desde março supera 900 mortos, segundo a ONU e organizações não governamentais.

A decisão encerra um mês de discussões entre os 27 países da UE sobre a conveniência ou não de sancionar pessoalmente Bashar al-Assad. Na semana passada, o presidente americano Barack Obama afirmou em um discurso sobre o Oriente Médio que Assad deveria escolher entre "liderar a transição e abandonar o poder".

info infográfico distúrbios mundo árabe
info infográfico distúrbios mundo árabe
Foto: AFP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade