PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Pelo menos 25 pessoas morrem em ataques armados no Afeganistão

18 mai 2011 - 14h34
(atualizado às 15h02)
Compartilhar

Pelo menos 25 morreram e 100 ficaram feridas em diversos ataques armados ocorridos nas províncias afegãs de Takhar, no norte, e Nangarhar, no leste.

Em Takhar, 12 pessoas morreram e 80 ficaram feridas por disparos da polícia afegã para reprimir um protesto pela morte de supostos civis, enquanto um atentado suicida contra uma caminhonete de recrutas da Polícia deixou 13 mortos e 20 feridos perto da cidade de Jalalabad, em Nangarhar.

No primeiro incidente, ocorrido na manhã desta quarta-feira em Taluqan, capital da província de Takhar, a Polícia reprimiu com disparos uma manifestação contra uma operação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que provocou a morte de quatro pessoas na segunda-feira.

Segundo os manifestantes, os mortos eram civis, enquanto um comunicado da Força Internacional de Assistência para a Segurança no Afeganistão (Isaf) afirmou que as vítimas eram insurgentes e que a operação era dirigida contra um traficante de armas do Movimento Islâmico do Uzbequistão.

Takhar era até agora uma das regiões mais tranquilas do Afeganistão, embora não se encontre longe da conflituosa Kunduz e faça parte da área onde atua o Movimento Islâmico do Uzbequistão, que deseja implantar a lei islâmica no Uzbequistão e na Ásia Central.

O governador da província afirmou à Agência Efe que pelo menos 2 mil manifestantes saíram às ruas carregando os corpos das quatro vítimas de terça-feira, atacaram edifícios oficiais e tentaram entrar na base das tropas internacionais.

Alguns talibãs conseguiram se infiltrar entre a multidão e atacaram as forças de segurança lançando granadas e bombas, o que gerou uma resposta armada da Polícia que resultou na morte de 12 pessoas, disse o governador.

Horas depois, pelo menos 13 pessoas morreram e 20 ficaram feridas em um atentado suicida com explosivos nas proximidades de Jalalabad, capital da província de Nangarhar, informaram à Efe fontes oficiais.

O suicida bateu com um veículo que continha grande quantidade de explosivos contra uma caminhonete na qual viajavam recrutas da Polícia que retornavam de um centro de instrução, disse o porta-voz do Governo provincial de Nangarhar, Ahmed Zia Abdulzai O ataque ocorreu diante dos escritórios de alfândegas e feriu também vários civis que se encontravam perto do local da explosão.

Há três meses, a cidade de Jalalabad, próxima à fronteira com o Paquistão, foi palco de outro sangrento atentado no qual sete homens entraram em um banco e provocaram a morte de quase 40 pessoas, em sua maioria civis, antes de serem mortos pela Polícia.

Segundo dados da missão das Nações Unidas no Afeganistão, no ano passado 2.777 civis morreram por causa do conflito armado no país, sobretudo no sul e no leste, onde os grupos insurgentes são mais ativos.

As mortes de civis foram qualificadas no passado pelo Governo afegão como "inaceitáveis" e são um dos principais pontos de atrito entre o Executivo afegão e as tropas internacionais no país.

No início do mês, os talibãs iniciaram uma ofensiva em todo o país para aumentar a pressão sobre as tropas da Otan e o Exército afegão diante da perspectiva de retirada progressiva das forças dos Estados Unidos, cujo início está previsto para julho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade