PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Japão revisará plano para estabilizar reator 1 de Fukushima

15 mai 2011 - 07h23
(atualizado às 08h40)
Compartilhar

O governo japonês buscará alternativas ao plano inicial para estabilizar o reator 1 da usina nuclear de Fukushima, já que o combustível fundido perfurou o fundo da estrutura do reator, informa neste domingo a agência de notícias local Kyodo. Um assessor do primeiro-ministro Naoto Kan explicou que isso não irá obrigar a modificação do plano elaborado pela Tokyo Electric Power Company (Tepco), empresa administradora do complexo nuclear, que espera controlar e estabilizar as unidades 1, 2 e 3 no prazo de seis a nove meses.

O plano original para a unidade 1 era inundar a estrutura do reator que protege as barras de combustível do núcleo com água para esfriá-las, mas, devido ao risco de vazamento do líquido, os técnicos e o governo estudam planos alternativos. Um deles é reutilizar a água que inunda as áreas inferiores do reator para criar uma circulação constante de refrigeração.

A Tepco descobriu que há cerca de 3 mil toneladas de água contaminada com substâncias radioativas no porão do reator 1, o que indica que o líquido usado para refrigerar o núcleo pode vazar à estrutura de contenção e, dali, para encanamentos das instalações. O reator 1 sofreu uma explosão de hidrogênio que destruiu o teto do edifício da unidade um dia depois do grande terremoto de magnitude 9 graus na escala Richter que desencadeou o acidente de Fukushima.

EFE   
Compartilhar
Publicidade