PUBLICIDADE

Estados Unidos

Polícia detém muçulmano irlandês por ameaças contra Obama

13 mai 2011 - 06h52
(atualizado às 07h01)
Compartilhar

A polícia irlandesa (Garda) deteve um homem convertido ao Islã para ser interrogado por declarações concedidas a um jornal em que supostamente ameaçava assassinar o presidente americano, Barack Obama, durante sua visita à Irlanda, em maio. Segundo informaram fontes oficiais nesta sexta-feira, Khalid Kelly, de cerca de 40 anos, permanece em uma delegacia de Dublin após ser detido ontem em sua casa no norte da capital irlandesa.

O suspeito, que pode permanecer sob custódia policial por, no máximo, três dias, é um cidadão irlandês que se converteu ao Islã há vários anos, na época em que vivia no Oriente Médio, acrescentaram as fontes. Kelly, que no passado expressou publicamente sua simpatia para com os extremistas islâmicos, declarou ao diário que "gostaria de fazer algo" contra Obama se, de alguma maneira, pudesse passar "despercebido".

Segundo o periódico The Irish Times, o suspeito afirmou na entrevista que ficaria feliz se o presidente americano fosse assassinado, já que o considera um inimigo do Islã.

Obama fará sua primeira visita à Irlanda no final deste mês, o que obrigará a Garda a realizar uma das maiores operações de segurança de sua história.

EFE   
Compartilhar
Publicidade