PUBLICIDADE

Europa

Roma: autoridades pedem calma e dizem que profecia é lenda

10 mai 2011 - 19h27
(atualizado às 19h43)
Compartilhar

Autoridades e sismólogos italianos pediram calma à população nesta terça-feira após a divulgação na internet da profecia que prevê que um terremoto de grandes proporções destruirá Roma nesta quarta (11 de maio). Segundo os especialistas, a teoria não passa de uma "lenda urbana" e é "improvável que um grande tremor ocorra". As informações são do jornal italiano Corriere della Sera.

Moradores de Roma estão assustados com a teoria de um grande terremoto atingirá a capital
Moradores de Roma estão assustados com a teoria de um grande terremoto atingirá a capital
Foto: AFP

Há meses corre pela internet a suposta profecia do astrônomo e sismólogo autodidata italiano Raffaele Bendandi (1893-1979), que afirma que um tremor de terra de grande intensidade atingirá a cidade de Roma no dia 11 de maio de 2011, destruindo o Coliseu e a Basílica de São Pedro. A teoria causou medo entre a maioria dos cidadãos, e parte decidiu abandonar a cidade, obrigando as autoridades a entrarem em alerta.

"Roma não está no centro de uma zona de terremoto. A interação sísmica local é limitada à área de Colli Albani (região vulcânica ao norte de Roma)", afirmou Mauro Dolce, chefe da área de abalos sísmicos e riscos vulcânicos da Defesa Civil. "Não posso prometer, mas é improvável que ocorra o terremoto que estão falando nesta quarta. A probabilidade é a mesma que daqui a um ano ou 100", disse.

A Defesa Civil não descartou a possibilidade de um terremoto atingir a região, mas não em proporções destrutivas como a da profecia de Bendandi. Segundo o órgão, "mais de 10 mil tremores são registrados anualmente por sismógrafos na Itália". Além disso, acrescenta a Defesa Civil, "é impossível prever grandes terremotos".

O governo local comunicou que não há motivos para alarmismo. "Não podemos nos tomar pelo medo, não há provas científicas para essa previsão", anunciou.

O telefone gratuito 800854854 e o endereço eletrônico www.protezionecivileromacapitale.it estão disponíveis para esclarecer qualquer dúvida dos moradores de Roma.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade