PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Forças afegãs combatem insurgentes pelo 2º dia em Kandahar

8 mai 2011 - 11h16
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

Tropas afegãs e combatentes do Taliban trocaram tiros neste domingo na principal cidade do sul do Afeganistão, no segundo dia de conflitos desde que insurgentes atacaram bases policiais e do governo.

O ruído de armamento pesado e de explosões ecoaram em Kandahar durante a manhã. As forças afegãs tinham o apoio da Otan. Alguns insurgentes se abrigaram num centro comercial.

O governador de Kandahar, Tooryalai Wesa, declarou que os insurgentes haviam sido superados, mas, logo depois que da declaração, mais tiros foram ouvidos.

Pelo menos 18 insurgentes, muitos deles homens-bomba, foram mortos, segundo Wesa. Três soldados afegãos e um civil também morreram.

Os atentados foram reivindicados pelos talibãs. Armados com fuzis e lança-granadas, os rebeldes iniciaram a ação às 13h00 (05h30 de Brasília) de sábado, assumindo o controle de vários prédios públicos e atacando o gabinete do governador da província, que estava no local.

Mesmo assim, um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente afegão, Hamd Karzai, afirma que os atentados foram uma "vingança" pela eliminação do líder da rede terrorista Al-Qaeda no Paquistão.

"Contabilizamos 46 feridos; 24 deles fazem parte das forças de segurança, e o resto são civis", explicou Mohamad Hashim, médico do hospital de Kandahar.

Com informações da Reuters e da AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade