PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

África

Egito: confrontos entre cristãos e muçulmanos deixam 12 mortos

Egito: confrontos entre cristãos e muçulmanos deixam 12 mortos

8 mai 2011 - 04h38
(atualizado às 11h19)
Compartilhar

Doze pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas - várias delas em estado grave - no confronto armado registrado na noite de sábado entre cristãos e muçulmanos no bairro cairota de Imbaba, segundo informações da agência de notícias CNN. O incidente aconteceu quando grupos de muçulmanos atacaram a igreja de Mar Mina ao crer que os cristãos mantinham presa ali uma mulher que tinha se convertido ao Islã para se casar com um jovem desse credo.

Em declarações à televisão, Ali Abdel Rahman, governador da província de Giza, que inclui amplos setores do Grande Cairo e onde se encontra Imbaba, disse que o Exército e a Polícia tinham conseguido devolver a calma a esse bairro. Segundo a televisão pública, as declarações que algumas das testemunhas fizeram tornam impossível estabelecer quem começou o confronto e de onde procediam os disparos. Também foram lançados coquetéis molotov.

Os muçulmanos agressores pertencem à corrente dos salafis, uma das mais rigorosas do Islã e que a cada dia está ganhando mais terreno no Egito. Os cristãos egípcios, majoritariamente coptas, representam 10% da população do país, calculada em cerca de 75 milhões de habitantes.

Periodicamente há incidentes armados entre cristãos e muçulmanos no Egito por razões religiosas, especialmente no sul do país, embora começam a ser mais frequentes nesta capital.

Segundo informações da BBC, o primeiro-ministro do Egito, Essam Sharaf, convocou uma reunião de emergência do gabinete de governo. De acordo com a imprensa estatal do país, Sharaf adiou uma viagem ao Barein e Emirados Árabes Unidos para discutir a violência religiosa no bairro de Imbaba.

Com informações de agências internacionais

Igreja da Virgem Maria Mar Mina, na capital do Egito, foi queimada após confronto
Igreja da Virgem Maria Mar Mina, na capital do Egito, foi queimada após confronto
Foto: AFP
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade