PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Tailândia e Camboja discutem disputa na cúpula da Asean

8 mai 2011 - 03h06
(atualizado às 03h59)
Compartilhar

Os primeiro-ministros de Tailândia e Camboja se reuniram neste domingo para tratar seu conflito fronteiriço antes do início da última jornada da Cúpula de Nações do Sudeste Asiático (Asean), cuja agenda foi dominada pela polêmica disputa entre os dois membros. O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, e seu colega cambojano, Hun Sen, se reuniram durante uma hora junto ao presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, que preside a cúpula e auspiciou o encontro.

Nenhum dos três participantes quis fazer declarações na saída da reunião sobre um conflito que nas últimas semanas causou 18 mortos e milhares de deslocados. "Foi uma reunião informal entre os dois primeiro-ministros e o presidente indonésio para ajudar a coordenar este assunto", disse o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da Tailândia, Thani Thongphakdi.

Apesar de Abhisit e Hun Sen terem rejeitado manter um encontro bilateral durante a cúpula, cederam à proposta a três partes de Yudhoyono, que ontem pôs a estabilidade e a paz na região como uma condição prévia à integração econômica que o bloco quer em 2015.

O encontro foi programado após uma troca de reprovações, depois que Hun Sen assegurou que as hostilidades começaram pela "invasão" tailandesa, ao qual Abhisit respondeu acusando o Camboja de tentar "internacionalizar" o conflito.

Primeiro-ministro cambojano, Hun Sem (à direita), discursa em entrevista coletiva na Cúpula dos 18 líderes da Asean
Primeiro-ministro cambojano, Hun Sem (à direita), discursa em entrevista coletiva na Cúpula dos 18 líderes da Asean
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade