PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

EUA: chance de erro em DNA de Bin Laden é 1 em 11,8 quatrilhões

7 mai 2011 - 22h00
(atualizado às 22h19)
Compartilhar

Autoridades americanas estão certas de que Osama bin Laden está morto após a realização de DNA e de outros testes, e afirmaram neste sábado que há uma chance em 11,8 quatrilhões de erro de identidade.

Especialistas da CIA compararam inicialmente as fotografias do cadáver com fotos de Bin Laden e, em seguida, analisaram uma amostra de DNA contra um "perfil abrangente derivado da grande e extensa família de Bin Laden", afirmou um oficial sênior da inteligência à imprensa.

Como resultado, não há dúvida de que uma equipe Seal da Marinha dos Estados Unidos que invadiu uma casa no Paquistão no dia 1º de maio matou o líder da Al-Qaeda, afirmou a autoridade.

"Com base nesta análise, o DNA é, sem dúvida, dele. A possibilidade de uma identidade equivocada é de cerca de uma em 11,8 quatrilhões", disse o oficial. A rede terrorista Al-Qaeda também confirmou em um comunicado que Bin Laden está morto.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Três dias depois e ainda em meio resquícios de dúvidas sobre o fim de Bin Laden, a Casa Branca decidiu não divulgar as fotos do terrorista morto. Enquanto isso, Estados Unidos e Paquistão debatem entre si as responsabilidades e falhas na localização do líder da Al-Qaeda.

Em abril de 1998, Osama bin Laden foi fotografado no Afeganistão
Em abril de 1998, Osama bin Laden foi fotografado no Afeganistão
Foto: AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade