PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

CIA: material apreendido confirma importância de achar Osama

7 mai 2011 - 19h32
(atualizado em 8/5/2011 às 00h53)
Compartilhar

O material apreendido na operação que abateu Osama bin Laden mostra o quanto era importante localizar o líder da Al-Qaeda, afirmou neste sábado o diretor da CIA, Leon Panetta. O esforço para rastrear Bin Laden até sua residência na cidade paquistanesa de Abbottabad também demonstrou "a persistência, a habilidade e a enorme coragem" da CIA, afirmou Panetta em um comunicado.

"O material encontrado no complexo só confirma mais uma vez o quanto era importante ir atrás de Bin Laden", disse Panetta. "Desde 11/09, é isto que os americanos esperam de nós. Nesta operação crítica, atendemos às suas expectativas".

O chefe da Agência Central de Inteligência divulgou um comunicado no mesmo dia em que o governo dos EUA divulgou cinco vídeos apreendidos na operação, na qual um comando dos EUA matou Bin Laden. As imagens mostram Osama assistindo a um programa a respeito dele mesmo em um canal de televisão árabe e também preparando uma mensagem em vídeo para os Estados Unidos.

No primeiro, filmado entre outubro e novembro de 2010, Bin Laden é mostrado usando uma espécie de pequeno chapéu branco e uma túnica branca, enquanto fala diretamente para a câmera, no mesmo estilo dos pronunciamentos em vídeo anteriores do líder da rede extremista.

Não há som no vídeo, mas autoridades do Pentágono afirmam que se tratava de uma mensagem de Bin Laden para os Estados Unidos. Segundo o correspondente da BBC em Washington Jonny Dymond, outros três vídeos parecem ser um ensaio para a mensagem aos Estados Unidos.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Três dias depois e ainda em meio resquícios de dúvidas sobre o fim de Bin Laden, a Casa Branca decidiu não divulgar as fotos do terrorista morto. Enquanto isso, Estados Unidos e Paquistão debatem entre si as responsabilidades e falhas na localização do líder da Al-Qaeda.

EUA divulgam vídeo apreendido na casa de Bin Laden; assista:
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade