PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

ONU pede a facções palestinas compromisso sobre solução de 2 Estados

4 mai 2011 - 21h08
Compartilhar

O secretário-geral das Nações, Ban Ki-moon, elogiou nesta quarta-feira os esforços do Hamas e do Fatah por alcançar um pacto de reconciliação, mas pediu a ambas as facções palestinas que se comprometam com a opção de dois Estados para solucionar o conflito com Israel.

O secretário-geral pediu às duas organizações para não abandonarem os princípios do plano de paz, que inclui o estabelecimento de um Estado palestino vivendo em paz junto a Israel, explicou nesta quarta o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

Ban fez o pedido no mesmo dia em que o Hamas, que administra a Faixa de Gaza e não reconhece Israel como o país, e o Fatah, a facção que dá sustento à Autoridade Nacional Palestina (ANP), que controla a Cisjordânia, puseram fim a quatro anos de divisão após firmarem um acordo de reconciliação no Egito.

"O secretário-geral deseja ver unidade no marco das posições do Quarteto para o Oriente Médio e os compromissos da Organização para a Libertação da Palestina e a Iniciativa Árabe para a Paz", afirmou o porta-voz em comunicado.

De acordo com o plano de paz apresentado pelo Quarteto, composto por ONU, União Europeia, Rússia e Estados Unidos, Israel e um Estado palestino estabelecido no território ocupado pelas forças israelenses em 1967 devem viver lado a lado, em paz e respeitando a segurança mútua.

Ban mostrou, além disso, seu apoio ao trabalho do Hamas e do Fatah, que permitiu que nesta quarta-feira o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, e o chefe do escritório político do Hamas, Khaled Meshaal, assinassem sua reconciliação, e agradeceu, além disso, o esforço do Egito para propiciar a aproximação.

EFE   
Compartilhar
Publicidade