PUBLICIDADE

Estados Unidos

Anúncio da morte de Bin Laden foi visto nos EUA por 56,5 milhões

4 mai 2011 - 01h14
(atualizado às 01h30)
Compartilhar

Cerca de 56,5 milhões de pessoas acompanharam pela televisão nos Estados Unidos o anúncio da morte do terrorista Osama bin Laden, feito pelo presidente americano, Barack Obama, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela agência Nielsen, que mede a audiência no país.

Os nove minutos que Obama levou no domingo para anunciar que o líder da Al-Qaeda fora abatido por forças americanas foram transmitidos por nove canais de televisão, que, em conjunto, oferecem cobertura a 80% do território nacional.

Apesar de o discurso ter começado às 23h35 da hora local, ABC, CBS, NBC, Telemundo, Univision, CNN, Fox News, HLN e MSNBC decidiram transmitir suas palavras ao vivo e juntas alcançaram uma audiência média de 56.512.179 espectadores, segundo os dados da Nielsen.

A agência nova-iorquina lembrou que a audiência foi muito superior à dispensada a outros discursos de Obama, como o que em 28 de março tratou da situação na Líbia (25,63 milhões de espectadores) e o de 31 de agosto, para falar sobre o Iraque (28,23 milhões).

O anúncio da morte de Bin Laden supera até a audiência de 40,76 milhões de pessoas do discurso de Obama sobre o Afeganistão, em 1º de dezembro de 2009.

Osama bin Laden é morto no Paquistão

No final da noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. "A justiça foi feita", afirmou Obama num discurso histórico representando o ápice da chamada "guerra ao terror", iniciada em 2001 pelo seu predecessor, George W. Bush. Osama foi encontrado e morto em uma mansão na cidade paquistanesa de Abbottabad, próxima à capital Islamabad, após meses de investigação secreta dos Estados Unidos .

A morte de Bin Laden - o filho de uma milionária família que acabou por se tornar o principal ícone do terrorismo contemporâneo -, foi recebida com enorme entusiasmo nos Estados Unidos e massivamente saudada pela comunidade internacional. Enquanto a secretária de Estado dos EUA afirmava que a batalha contra o terrorismo continua, o alerta disseminado em aeroportos horas depois da notícia simboliza a incerteza do impacto efetivo da morte de Bin Laden no presente e no futuro.

info, infográfico, forças especiais, eua, bin laden, rts
info, infográfico, forças especiais, eua, bin laden, rts
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade