PUBLICIDADE

Europa

Vaticano: João Paulo II pode virar santo em "alguns anos"

1 mai 2011 - 14h23
(atualizado às 15h28)
Compartilhar

O papa João Paulo II, beatificado neste domingo por seu sucessor Bento XVI, poderá ser canonizado "dentro de alguns anos", declarou o número dois do Vaticano, cardeal Tarciso Bertone, em uma entrevista concedida à televisão italiana.

Perguntado pela rede Rai Uno sobre uma eventual canonização do papa polonês, o cardeal Bertone respondeu: "basta um milagre cientificamente provado e considerado como tal, (uma cura) vista como inexplicável do ponto de vista científico pela comissão médica, pela comissão teológica, assim como pelos cardeais e bispos membros da Congregação para a Causa dos Santos".

Com isso, "diria, certamente, dentro de alguns anos", acrescentou o Secretário de Estado do Vaticano entrevistado durante o programa Porta a Porta, que será apresentado neste domingo à noite.

Durante a manhã, depois da declaração de beatificação pronunciada em polonês por Bento XVI, muitas pessoas presentes na Praça São Pedro clamaram "Santo Subito" (santo já). O processo de beatificação de João Paulo II foi realizado em tempo recorde, apenas seis anos após a sua morte.

Beatificação

Mais de um milhão de peregrinos e fiéis de várias partes do mundo lotaram a cidade de Roma para assistir à cerimônia de beatificação de João Paulo II na praça de São Pedro. O papa Bento XVI explicou que o motivo pelo qual decidiu acelerar o processo de beatificação - último estágio antes da santidade - de seu predecessor foi a grande veneração popular por João Paulo II.

"Passaram-se seis anos desde o dia em que nos encontrávamos nesta praça para celebrar o funeral do papa João Paulo II. Já naquele dia sentíamos pairar o perfume de sua santidade, tendo o povo de Deus manifestado de muitas maneiras a sua veneração por ele. Por isso, quis que a sua causa de Beatificação pudesse, no devido respeito pelas normas da Igreja, prosseguir com discreta celeridade. E o dia chegou porque assim quis o Senhor: João Paulo II é beato, por sua forte e generosa fé apostólica."

A cerimônia de beatificação foi presidida por Bento XVI e concelebrada por todo o colégio cardinalício. Além dos peregrinos e fiéis, 87 delegações oficiais presenciaram a cerimônia.

Bento XVI presidiu beatificação de seu antecessor
Bento XVI presidiu beatificação de seu antecessor
Foto: Reuters
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade