PUBLICIDADE

Mundo

França retoma trens da Itália após suspensão por imigrantes

17 abr 2011 - 18h20
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

A França retomou o serviço de trens entre a localidade italiana de Ventimiglia e a francesa de Menton, depois ter suspenso neste domingo durante horas para evitar a entrada de imigrantes tunisianos, confirmaram fontes do Ministério do Interior francês.

As mesmas fontes indicaram que o serviço entre as duas localidades fronteiriças tinha sido suspenso "no início da tarde" e reatado "no fim da tarde".

As autoridades decidiram reter um trem perante as suspeitas que no mesmo viajavam imigrantes tunisianos, deslocados após as revoltas nesse país, enquanto que a Itália tinha concedido permissões temporárias de viagem aos países da área Schengen de livre circulação.

A decisão provocou protestos na zona de Menton, o que obrigou as autoridades francesas a suspender temporariamente o serviço de trens para evitar incidentes. O grupo de manifestantes era formado por 300 pessoas que provinham do norte da Itália e Veneza e que não contavam com permissão para o protesto.

No total, calcula-se que 30 mil pessoas foram redistribuídas pelas diferentes regiões da Itália, após chegar, em sua maioria, à ilha italiana de Lampedusa, perto do litoral da África.

Refugiado passa mal na chegada à ilha italiana de Lampedusa, que recebe centenas de imigrantes da Somália, Líbia e Tunísia
Refugiado passa mal na chegada à ilha italiana de Lampedusa, que recebe centenas de imigrantes da Somália, Líbia e Tunísia
Foto: Reuters
EFE   
Compartilhar
Publicidade