PUBLICIDADE

Oriente Médio

Lieberman deseja que Israel provoque queda do Hamas em Gaza

11 abr 2011 - 07h05
(atualizado às 07h29)
Compartilhar

O ministro israelense das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, manifestou oposição nesta segunda-feira a uma trégua após vários dias de confrontos na Faixa de Gaza, por considerar que Israel deve provocar a queda do regime do Hamas nesta região.

"A meta que nos propomos de fazer a calma retornar é um grave erro, pois isto permitirá ao Hamas ganhar força baseado no modelo do Hezbollah (libanês)", declarou Lieberman à rádio pública.

"O objetivo deve ser provocar a queda do poder do Hamas, o retorno à calma equivale a aceitar uma guerra de desgaste durante a qual o Hamas determina em que momento há calma e quando a frente de batalha é agitada", completou Lieberman, líder do partido ultranacionalista Israel Beiteinu.

Desde domingo parece estar sendo esboçada uma trégua entre o Hamas e o Exército israelense na Faixa de Gaza, onde nenhum palestino morreu pela primeira vez desde segunda-feira e diminuiu consideravelmente o número de foguetes disparados em direção ao território do Estado hebreu.

Durante três dias, 18 palestinos, metade deles civis, morreram e mais de 140 projéteis foram disparados de Gaza contra o sul de Israel.

A posição de Lieberman é contrária a do ministro da Defesa, Ehud Barak, que no domingo defendeu um cessar-fogo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade