PUBLICIDADE

Mundo

Promotoria de Milão pede processo contra Berlusconi

4 abr 2011 - 10h58
(atualizado às 11h54)
Compartilhar

A Promotoria de Milão solicitou nesta segunda-feira a abertura de um processo contra o primeiro-ministro da Itália, Silvio Berlusconi, por um suposto crime de fraude fiscal e apropriação indevida no caso Mediatrade.

O pedido dos promotores foi apresentado na sessão da audiência preliminar realizada nesta segunda-feira em Milão e à qual Berlusconi não compareceu por se encontrar na Tunísia.

Além disso, a Promotoria pediu a abertura de processo contra outras 11 pessoas acusadas no caso, entre as quais está o filho do primeiro-ministro, Pier Silvio Berlusconi, vice-presidente do grupo televisivo Mediaset, e o presidente do mesmo, Fedele Confalonieri, ambos pelo suposto crime de fraude fiscal.

O pedido faz parte da investigação sobre a suposta compra por parte da Mediatrade, filial do grupo Mediaset, da família Berlusconi, dos direitos de filmes de um atacadista americano através do intermediário Frank Agrama e sua empresa Wiltshire, para em seguida aumentar os preços e permitir em seu recompra evadir dinheiro ao fisco.

A diferença entre o preço original dos direitos dos filmes e o que supostamente foi pago pelas empresas de Berlusconi poderia se encontrar em algum paraíso fiscal.

A próxima audiência do caso foi marcada para 2 de maio, enquanto espera-se que a juíza da audiência preliminar decida sobre o julgamento do líder em 30 de maio.

A sessão preliminar pelo caso Mediatrade, que é uma ramificação do processo Mediaset, no qual Berlusconi é acusado de fraude fiscal, foi retomada na segunda-feira passada após vários meses suspensa graças à lei do legítimo impedimento à qual o líder tinha recorrido para não comparecer às sessões.

EFE   
Compartilhar
Publicidade