PUBLICIDADE

África

Governo de Ouattara promete restabelecer ordem e segurança

1 abr 2011 - 20h56
(atualizado às 21h17)
Compartilhar

O governo do presidente eleito na Costa do Marfim, Alassane Ouattara, prometeu restabelecer rapidamente a ordem e a segurança em Abidjan, capital econômica da Costa do Marfim e palco de saques e atos de vandalismo que acompanham os combates entre as forças republicanas leais a Ouattara e as do presidente em fim de mandato, Laurent Gbagbo.

Em declarações à televisão da Costa do Marfim, TCI, Patrick Achi, porta-voz do governo de Ouattara, admitiu a existência de erros na proteção aos indivíduos e seus bens, e na manutenção da ordem pública. Achi acusou os milicianos que apoiam Gbagbo de serem os principais responsáveis pelos saques maciços e roubos registrados ao longo da jornada em vários bairros de Abidjan.

Segundo o porta-voz, os próprios milicianos colocaram nas ruas e armaram prisioneiros, incluindo bandidos perigosos, que se uniram aos atos de vandalismo. O objetivo das Forças Republicanas agora, ressaltou Achi, é reduzir os últimos focos de resistência das forças rivais: o quartel da Gendarmaria de Agban e o bairro de Le Plateau, no qual fica o Palácio Presidencial, atual refúgio de Gbagbo.

Os ataques sobre a Residência Presidencial começaram na noite de quinta-feira após Gbagbo rejeitar, novamente, o ultimato do primeiro-ministro de Ouattara, Guillaume Soro, que exigiu que ele abandonasse o poder antes das 16h de Brasília de quinta-feira. O governo de Outtara fechou as fronteiras até novo aviso e prolongou o toque de recolher até o meio-dia de sábado.

EFE   
Compartilhar
Publicidade