PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

África

Cruz Vermelha: ao menos 800 morreram em cidade marfinense

1 abr 2011 - 19h11
(atualizado às 19h37)
Compartilhar

Pelo menos 800 pessoas morreram na última terça-feira durante atos de violência em Duekoue (oeste), na Costa do Marfim, informou nesta sexta-feira o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

Integrantes das forças apoiadoras do marfinense Alassane Ouattara ficam em posição de guarda
Integrantes das forças apoiadoras do marfinense Alassane Ouattara ficam em posição de guarda
Foto: Reuters

"Informações sobre o assunto foram reunidas por delegados do CICV que foram ao local nos dias 31 de março e 1º de abril", precisou uma porta-voz do Comitê, em Genebra, Dorothea Krimitsas.

Ela contou que os delegados da Cruz Vermelha viram "uma grande quantidade de corpos". "Tudo parece indicar que se trata de atos de violência entre comunidades", acrescentou a porta-voz.

Segundo a Cruz Vermelha, "dezenas de milhares de mulheres, homens e crianças" fogem dos combates e saques na cidade desde segunda-feira passada. A cidade e seus arredores já foi duramente atingida várias vezes pela violência.

Importante cruzamento estratégico do Oeste, Duékoué é controlada desde terça-feira por forças do presidente marfinense reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, ao final de dois dias de combates com militares e milícias fiéis ao presidente derrotado nas eleições, Laurent Gbagbo.

As agências humanitárias da ONU se disseram "particularmente preocupadas" nesta sexta-feria com a sorte de dezenas de milhares de deslocados que encontraram abrigo na missão católica desta cidade. "Segundo um padre da missão, a maioria não come há dois dias, pelo que são necessárias com urgência 80 mil rações alimentares e utensílios de cozinha", comentou uma porta-voz da Organização Internacional para as Migrações (OIM), Jemini Pandya.

Segundo o padre, há também necessidade urgente de retirar os corpos abandonados nas ruas da cidade e nas proximidades da missão.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade