PUBLICIDADE

Estados Unidos

Baleia que matou treinadora volta a espetáculo do SeaWorld

30 mar 2011 - 17h43
(atualizado às 18h54)
Compartilhar

A baleia assassina Tilikum, que matou a sua treinadora há 13 meses, retornou nesta quarta às funções do parque aquático SeaWorld, em Orlando, nos Estados Unidos. Tilikum retomará seu lugar no espetáculo "Believe", o show mais popular das baleias assassinas no parque SeaWorld.

Tilikum, que matou a sua treinadora há 13 meses, retornou às funções do parque SeaWorld, em Orlando
Tilikum, que matou a sua treinadora há 13 meses, retornou às funções do parque SeaWorld, em Orlando
Foto: AFP

"A participação em espetáculos é só uma parte do dia de Tilikum, mas sentimos que é um importante componente para o enriquecimento físico, social e mental (da baleia)", disse Kelly Flaherty Clark, treinadora de animais no parque, em comunicado divulgado nesta quarta. Flaherty informou que Tilikum estava convivendo de maneira regular com treinadores e interagindo com outras baleias após os bastidores do dia 24 de fevereiro de 2010, quando sua participação nos espetáculos foi suspensa.

A orca, de seis toneladas, agarrou a treinadora, Dawn Brancheau, pelo cabelo e a arrastou até o fundo do tanque. Segundo o relatório legista, Brancheau morreu asfixiada.

Os encontros regulares da baleia com outros cetáceos e treinadores tiveram o propósito de reeducar o animal, assim como proporcionar a estimulação mental e física, disse Flatherly. O retorno de Tilikum aos espetáculos acontece em um momento crucial para o SeaWorld porque, no dia 25 de abril, a empresa deverá apresentar alegações em um tribunal federal sobre uma multa imposta pela Administração de Segurança e Saúde Ocupacional dos EUA pela morte da treinadora.

EFE   
Compartilhar
Publicidade