PUBLICIDADE

Mundo

Boca de urna: Merkel perde eleição em importante estado

27 mar 2011 - 13h14
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

A coalizão liderada pela União Democrata-Cristã (CDU), da chanceler Angela Merkel, com os liberais (FDP), perdeu o decisivo estado federado de Baden-Württemberg, que será governado, previsivelmente, por uma nova aliança de verdes e social-democratas (SPD). Pesquisas boca de urna da rede de televisão pública ARD apontam que a CDU obteve 38% de votos e o FDP 5%, enquanto os verdes alcançaram 25% e o SPD 23,5%.

Integrantes do Partido Verde comemoram os primeiros resultados da apuração das urnas no país
Integrantes do Partido Verde comemoram os primeiros resultados da apuração das urnas no país
Foto: AFP

No estado federado da Renânia-Palatinado, a coalizão do governo será a mesma, pois as pesquisas concedem ao SPD 35,5% e aos verdes 17%, enquanto a CDU obtém 34% e o FDP 4%. Os resultados, que normalmente diferem em décimos do resultado final, prevêm um desastre para Merkel e a CDU porque, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, o governo perde em Baden-Württemberg (com a Baviera é um dos dois Estados mais ricos da Alemanha).

A catástrofe para a coalizão de Merkel em Berlim se completa com a saída dos liberais do Parlamento regional no estado de Ranania-Palatinado e 5 % de votos conseguidos em Baden-Württemberg, onde inclusive poderiam perder também a representação parlamentar se perderem só um décimo desse resultado que anunciam as pesquisas.

Os grandes vencedores são os verdes, que pela primeira vez na história serão os principais membros de uma coalizão e poderão nomear o primeiro-ministro de Baden-Württemberg na coalizão com o SPD. Winfried Kretschmann, um veterano ecopacifista de 62 anos, será previsivelmente esse novo primeiro-ministro, após conseguir disparar a popularidade de seu partido em polêmicas locais, como a nova estação de ferrovia de Stuttgart, e por ter aproveitado a discussão sobre o futuro nuclear da Alemanha por causa das consequências do terremoto no Japão.

Na Renânia-Palatinado, onde o SPD perde a maioria absoluta, os verdes serão o representante necessário da também anunciada coalizão vermelho-verde que continuará liderando o atual primeiro-ministro social-democrata Kurt Beck.

EFE   
Compartilhar
Publicidade