PUBLICIDADE

Ásia

França revisará sistemas de segurança de suas usinas nucleares

15 mar 2011 - 11h41
(atualizado às 13h18)
Compartilhar

O primeiro-ministro da França, François Fillon, anunciou nesta terça-feira que determinará uma revisão dos sistemas de segurança de todas as usinas nucleares do país, diante dos recentes acidentes no complexo atômico de Fukushima, no Japão.

Japão: veja resgate de idoso após 4 dias sob escombros:

"Vamos realizar testes de segurança em cada usina da França, que serão controladas tendo em vista as lições da catástrofe de Fukushima. Os resultados desses controles serão publicados", afirmou o chefe de Governo na Assembleia Nacional francesa.

Fillon indicou que a fiscalização tem como objetivo principal determinar o nível de proteção das usinas diante de eventuais terremotos e tsunamis.

"Temos de tirar todas as lições desta catástrofe para reforçar a segurança de nosso parque nuclear, um dos mais seguros, verificados e transparentes (do mundo)", apontou o premiê.

O chefe de Governo francês assinalou que este "não é o momento de replanejar a política nuclear" da França, mas de "apoiar e solidarizar-se com o Japão".

A França é o segundo país que mais conta com energia atômica, atrás apenas dos Estados Unidos. Dos 59 reatores nucleares franceses provêm 76,2% da energia consumida pelo país.

"É tão absurdo pensar que a energia nuclear está condenada por este acidente como afirmar que o assunto não nos preocupa", declarou o primeiro-ministro.

Fillon detalhou que a central de Fukushima suportou as consequências de um dos maiores terremotos da história, mas que seus sistemas de refrigeração se viram danificados pelo posterior tsunami, que provocou "dezenas de milhares de mortos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade