PUBLICIDADE

Ásia

Pyongyang aceita repatriar 27 cidadãos que chegaram ao Sul

15 mar 2011 - 07h19
(atualizado às 07h21)
Compartilhar

A Coreia do Norte concordou em aceitar o retorno de 27 de seus cidadãos que chegaram à Coreia do Sul pelo mar no mês passado, após cruzar acidentalmente a fronteira marítima entre os dois países, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

Pyongyang enviu uma mensagem a Seul, pedindo o regresso dos 27 norte-coreanos, que estavam a bordo de um pesqueiro que se perdeu no mar Amarelo no dia 5 de fevereiro, explicou o ministério da Reunificação da Coreia do Sul em um comunicado.

A Coreia do Norte, entretanto, não definiu o destino dos outros quatro norte-coreanos que também estavam no barco, mas não solicitaram o retorno, preferindo permanecer no Sul.

"Nossa parte concordou em repatriá-los", explicou à AFP um porta-voz de Pyongyang, que na semana passada aumentou a pressão para trazê-los, divulgando imagens de seus familiares e até de crianças implorando por sua volta.

Seul anunciou na semana passada que quatro dos 31 passageiros que estavam no pesqueiro expressaram seu desejo de ficar na Coreia do Sul, provocando a cólera do Norte.

Desde então, o Sul tenta negociar a repatriação dos 27 norte-coreanos, mas o regime comunista recusava-se a recebê-los a menos que todos os 31 decidissem voltar para casa.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade