PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Chile declara alerta preventivo de tsunami após terremoto

11 mar 2011 - 07h28
(atualizado às 10h13)
Compartilhar

O governo do Chile declarou um alerta preventivo no litoral do país, após o terremoto de 8,9 graus seguido de um tsunami que sacudiu nesta sexta-feira o Japão, informaram as autoridades. A medida exclui, por enquanto, a evacuação de localidades litorâneas neste país, já afetadas por um tsunami que seguiu o terremoto de 8,8 graus que devastou várias regiões em 27 de fevereiro de 2010, deixando centenas de vítimas e graves danos.

O subsecretário do Interior, Rodrigo Ulloa, pediu tranquilidade à população, embora tenha indicado que o governo decidiu ativar os comitês de Emergência em todas as regiões do país.

O terremoto de hoje aconteceu às 2h46 (horário de Brasília), sacudiu grande parte da costa leste japonesa e causou pelo menos 20 mortos, e com seu 8,9 graus de magnitude é o maior na história do Japão, segundo a agência local Kyodo.

O tremor causou um tsunami com ondas de até 10 m no porto de Sendai, deixou vários prédios destruídos e uma grande quantidade de incêndios na faixa oriental do Pacífico.

Segundo o Serviço Hidrológico e Oceanográfico da Marinha do Chile (Shoa), disse que se espera que a onda do tsunami toque a Ilha de Páscoa, a 3,6 mil km do litoral chileno, às 17h55 (horário local) e o Chile continental a partir de 23h44.

O Shoa assinalou em comunicado que vigia de forma permanente a situação e descartou, por enquanto, a presença de ondas de caráter "destrutivo" para a costa chilena, embora tenha admitido a eventualidade de "fortes marés".

14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
14 de março - De bicicleta, homem passa por navio virado pelo tsunami que atingiu a cidade de Hachinohe, na província de Aomori
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade