PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Polícia saudita dispersa protesto e fere ao menos três

10 mar 2011 - 16h16
(atualizado às 18h28)
Compartilhar

Pelo menos três pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira pelos disparos da polícia contra os manifestantes na cidade de Al Qatif, no leste da Arábia Saudita, informou o jornal eletrônico Rasid da comunidade xiita deste país.

O portal, cujo acesso está bloqueado há cinco anos no reino, assinalou em uma nota urgente que a polícia disparou contra os manifestantes durante os protestos desta quinta-feira em Al Qatif, no litoral saudita do Golfo Pérsico, sem dar mais detalhes.

No último dia 6, 22 pessoas foram detidas por participar de uma manifestação em Al Qatif para pedir a libertação de nove presos xiitas.

Um dia antes, o ministério do Interior saudita tinha anunciado que adotaria todas as medidas necessárias para impedir a organização de protestos neste país, o primeiro exportador mundial de petróleo.

Existe o temor de revoltas populares na Arábia Saudita como as da Tunísia e Egito que acabaram com os regimes do tunisiano Zine El Abidine Ben Ali e do egípcio Hosni Mubarak.

Há anos, as áreas com maioria xiita, como as províncias de Al-Ahsa e Al Qatif, no leste do reino, se queixam da marginalização legal que sofrem, já que os xiitas não podem ingressar no exército, no ministério do Interior e o de Exteriores, entre outros.

EFE   
Compartilhar
Publicidade