PUBLICIDADE

Europa

Irlanda: líder da oposição inicia negociações para coalizão

27 fev 2011 - 15h00
(atualizado às 15h32)
Compartilhar

O líder da oposição irlandesa, Enda Kenny, iniciou neste domingo negociações para formar uma coalizão governamental, depois de sua vitória sem maioria absoluta nas eleições, exigindo a Bruxelas uma renegociação imediata do plano de resgate.

Sem esperar o anúncio dos resultados definitivos, que não devem ser divulgados antes da próxima segunda-feira, Kenny reivindicou a vitória na noite do último sábado.

Segundo resultados parciais divulgados na tarde deste domingo, quando já tinha sido apurada uma ampla maioria de votos, o Fine Gael (centro) não alcançaria a maioria na câmara baixa, que conta com um total de 166 assentos, já que obteria 68 cadeiras.

Os trabalhistas tinham 35, o Fianna Fáil 17, o Sinn Fein de Gerry Adams, 13, e candidatos independentes, 13.

Ao não conseguir uma vitória suficiente para controlar a câmara baixa do parlamento, o Fine Gael de Enda Kenny tentará buscar uma aliança com o Partido Trabalhista, uma formação de esquerdas com a qual já governou em várias ocasiões. Os trabalhistas obtiveram em torno de 20% dos votos.

"Conversações imediatas do Fine Gael e dos Trabalhistas sobre uma coalizão", foi o título do portal do Sunday Business Post, considerando "inevitável" uma coalizão, no lugar de acordos pontuais com independentes.

"Vou estudar todas as opções", disse Kenny no sábado, afirmando no entanto que as eleições mostraram um "apoio massivo" tendo em vista um "governo estável e forte".

Kenny lembrou no sábado que sua prioridade era a renegociação do plano de resgate firmado em novembro com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional (FMI) para que o país fizesse frente ao déficit público. "Vamos atuar na próxima semana. Já mantive contatos durante o dia de hoje", disse então.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade