PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Oriente Médio

Egito autoriza navios iranianos a cruzar o canal de Suez

18 fev 2011 - 15h43
(atualizado às 17h03)
Compartilhar

O Egito aceitou nesta sexta-feira a passagem de duas fragatas iranianas pelo Canal de Suez, informou a agência oficial de notícias egípcia Mena.

A agência havia assegurado anteriormente que o Ministério da Defesa egípcio estava estudando uma solicitação do Irã para permitir o trânsito dos dois navios.

Na última quarta-feira, o ministro de Assuntos Exteriores israelense, Avigdor Lieberman, advertiu que a entrada de dois navios de guerra iranianos no Mediterrâneo era uma "provocação" de Teerã.

"Trata-se de uma provocação que demonstra que a segurança em si mesmos e a ousadia dos iranianos cresce a cada dia", declarou o titular israelense perante uma convenção em Jerusalém de organizações judaicas americanas.

O escritório de interesses do Irã no Cairo tinha solicitou ao Ministério de Assuntos Exteriores egípcio uma autorização para a passagem dos dois navios por essa via marítima, que conecta o Mar Vermelho ao Mediterrâneo.

Segundo fontes do Ministério da Defesa egípcio citadas pela agência, "a solicitação iraniana indica que os dois navios não transportam material nuclear ou químico".

Na última quinta-feira, um alto comando da Marinha iraniana, citado sem ser identificado pelo site da PressTV, ressaltou que as duas fragatas que se dirigem ao Mar Mediterrâneo cruzarão o Canal de Suez, já que as autoridades egípcias não colocam impedimentos.

Segundo a fonte, os dois navios navegavam rumo a Suez e os oficiais iranianos já haviam entrado em contato com as autoridades egípcias.

EFE   
Compartilhar
Publicidade