PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Europa

Otan comemora ratificação do tratado de desarmamento Start

26 jan 2011 - 09h20
(atualizado às 09h42)
Compartilhar

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, comemorou nesta quarta-feira a aprovação do novo tratado de desarmamento nuclear Start por parte do Parlamento russo e assegurou que o acordo é uma "boa notícia" para a segurança e a estabilidade internacional.

"Fará uma importante contribuição ao reforço da transparência e a cooperação", disse Rasmussen em um breve comunicado.

O secretário-geral da Aliança Atlântica declarou, além disso, que o "impulso político gerado por este tratado ajuda os aliados e à Rússia a conseguir avanços concretos em sua relação estratégica, incluindo o campo da defesa antimísseis".

O Conselho da Federação, a câmara alta do Parlamento russo, ratificou nesta quarta-feira o tratado Start depois que a Câmara dos Deputados fizesse o mesmo na véspera.

O documento, que já foi aprovado em dezembro pelo Senado dos Estados Unidos, reduz em 30% o número de ogivas nucleares, até 1.550 por país, e limita a 800 os vetores estratégicos, como mísseis intercontinentais, submarinos e bombardeiros.

Como lembrou Rasmussen, a ratificação do pacto era um objetivo comum dos 29 líderes do conselho OTAN-Rússia que se reuniu no mês de novembro em Lisboa.

O novo Start foi assinado em Praga em abril do ano passado pelos presidentes russo, Dmitri Medvedev, e americano, Barack Obama, a fim de manter a paridade estratégica entre as duas superpotências.

O tratado, que substitui o Start assinado em julho de 1991, quando a União Soviética ainda estava de pé, tem uma vigência de 10 anos, mas pode ser prolongado de mútuo acordo por um máximo de cinco anos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade