PUBLICIDADE

Estados Unidos

EUA pedem saída de relator da ONU por declarações sobre 11/9

25 jan 2011 - 21h09
(atualizado às 21h44)
Compartilhar

O governo dos Estados Unidos pediu nesta terça-feira a saída do relator especial da ONU para a situação dos palestinos, Richard Falk, por sua declaração de que existiria uma versão oculta dos atentados de 11 de setembro de 2001. A embaixadora americana para as Nações Unidas, Susan Rice, afirmou que os comentários do acadêmico americano são "desprezíveis e profundamente ofensivos", condenando-os "de maneira enérgica".

"Na minha opinião, os recentes comentários do senhor Falk são tão nocivos que, a todo mundo, deveria ficar claro que não pode continuar em um cargo em que representa a ONU", assinalou a diplomata em comunicado. Ela lembrou que várias delegações abandonaram o plenário da Assembleia Geral da ONU em setembro passado, quando o presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, fez declarações similares sobre os atentados contra Nova York e Washington.

Susan Rice, que registrou um protesto oficial perante a ONU, considerou que os comentários de Falk sobre o 11 de Setembro superam inclusive o "enfoque parcial e politizado" com que o acadêmico costuma tratar suas responsabilidades como relator da situação dos direitos humanos em território palestino.

EFE   
Compartilhar
Publicidade