PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Opção militar é única solução para Costa do Marfim, diz premiê

19 jan 2011 - 20h44
(atualizado às 22h47)
Compartilhar

Guillaume Soro, o primeiro-ministro do presidente eleito e reconhecido pela comunidade internacional, Alassane Ouattara, afirmou nesta quarta-feira que a opção militar é a única solução para pôr fim à crise na Costa do Marfim.

"Conhecendo a personalidade de Laurent Gbagbo (presidente de fato), sempre estive convencido de que nada o fará ceder, a não ser a opção militar", declarou Soro em sua chegada nesta quarta-feira ao aeroporto de Ouagadougou a bordo de um avião das forças armadas de Burkina Fasso. "Penso que é preciso apelarmos para uma ação militar para pôr fim ao caos na Costa do Marfim", acrescentou o primeiro-ministro e líder das Forças Novas.

Soro deve se reunir na quinta-feira com o presidente Blaise Compaoré, o mediador da crise na Costa do Marfim, às vésperas da cúpula da União Econômica e Monetária da África Ocidental (Uemoa), que será realizada em 22 de janeiro em Bamaco, capital de Mali. A Uemoa, que reúne oito países da região e reconhece Ouattara como o presidente eleito da Costa do Marfim, decidiu cortar os fundos de Gbagbo.

Antes de participar da cúpula da Uemoa, Soro, quem sai de seu país pela primeira vez desde as eleições, irá a três países da África Ocidental: Togo, Níger e Nigéria. Neste último país, Soro se reunirá com o presidente Goodluck Jonathan, quem exerce a Presidência rotativa da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao).

EFE   
Compartilhar
Publicidade