PUBLICIDADE

Mundo

Refugiados do Sudão na Europa apoiam divisão do país

16 jan 2011 - 08h34
(atualizado às 08h47)
Compartilhar

Cidadãos sudaneses que deixaram a terra natal e hoje vivem na Europa apoiam em massa a independência do Sul do Sudão, tal como constatam os resultados da votação realizada em Londres para o referendo de autodeterminação da região meridional do país africano. Mais de 97% das 640 pessoas que votaram em Londres na consulta popular, realizada na última semana e finalizada neste domingo, se manifestaram a favor da criação de um novo Estado.

Homem carrega bandeira durante manifestação de apoio ao referendo para a independência do sul, em Juba
Homem carrega bandeira durante manifestação de apoio ao referendo para a independência do sul, em Juba
Foto: AFP

Este referendo foi parte de um acordo de paz assinado em 2005 entre o Sul e o Norte do Sudão para acabar com décadas de guerra. Os resultados completos da consulta popular, realizada no Sul do Sudão, serão conhecidos em fevereiro, mas tudo indica que os eleitores deram amplo apoio à independência da região.

A apuração dos votos dos cidadãos sudaneses em Londres, muitos deles refugiados de conflitos e tragédias climáticas que castigam o Sudão, foi realizada em um edifício próximo ao Parlamento de Westminster. Muitos sudaneses na Europa viajaram nos últimos dias até a capital britânica para participar do referendo.

A União Europeia (UE) mobilizou uma missão de observação do processo eleitoral, que anunciará suas conclusões na próxima segunda-feira.

EFE   
Compartilhar
Publicidade