PUBLICIDADE

Mundo

Indonésia respalda que Timor-Leste ingresse na Asean

16 jan 2011 - 06h42
Compartilhar

A Indonésia respaldou neste domingo a solicitação de ingresso na Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) do Timor -Leste, ocupado durante um quarto de século pelo Exército indonésio até sua independência em 2002.

"Atualmente a Asean tem dez membros, Timor-Leste quer se unir e o apoiamos", afirmou o ministro de Exteriores indonésio, Marty Natalegawa, segundo a agência oficial "Antara".

Há um mês, o presidente timorense, José Ramos Horta, manifestou que ele gostaria ingressar no bloco regional este ano e sob a Presidência rotativa da Indonésia.

O costume é que o presidente rotativo da organização organize a cúpula anual, reuniões ministeriais e de alto nível, e fixe a agenda do grupo, ao qual também pertencem Mianmar (antiga Birmânia), Camboja, Laos, Filipinas, Malásia, Cingapura, Tailândia e Vietnã.

Após 24 anos de ocupação militar indonésia, a ex-colônia portuguesa do Timor-Leste conseguiu a independência em 2002 como uma das nações mais pobres do mundo, e desde então luta para conseguir uma estabilidade política que lhe permita concentrar-se no desenvolvimento econômico.

EFE   
Compartilhar
Publicidade