PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Arizona: deputada progride, mas estado de saúde continua crítico

14 jan 2011 - 17h33
(atualizado às 19h12)
Compartilhar

O estado de saúde da congressista Gabrielle Giffords, baleada no sábado passado na cabeça em Tucson, continua "mostrando progressos", mas ela permanece em situação "crítica", informaram nesta sexta-feira os médicos. "Não poderíamos esperar nada melhor dada a gravidade de sua lesão", informou nesta sexta-feira o doutor Michael Lemole, chefe de neurocirurgia do Centro Médico da Universidade do Arizona.

"Ela está começando a desenvolver uma sequência mais complexa de atividades", acrescentou no boletim médico diário do centro onde Gabrielle está hospitalizada. O médico anunciou que pode tirar em breve o tubo de respiração artificial da deputada, 40 anos.

Lemole esteve acompanhado pelo diretor de emergência do hospital, Peter Rhee, que revelou que Ron Barber, funcionário de Gabrielle, que também foi ferido no atentado, recebeu alta nesta sexta-feira. Portanto, só permanecem hospitalizados, além da congressista em estado "crítico", três pacientes cuja situação está controlada.

Rhee anunciou também que as próximas informações sobre o estado de saúde de Gabrielle serão dadas pelo escritório de relações exteriores do hospital. Gabrielle foi baleada no sábado passado durante um ato público em Tucson, no qual seis pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.

A congressista foi considerada, segundo a Polícia, o alvo principal do ataque. Desde a viagem do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, a Tucson na quinta-feira passada para participar de uma cerimônia de homenagem às vítimas, Gabrielle "abriu os olhos" e mexeu "as duas pernas".

EFE   
Compartilhar
Publicidade