PUBLICIDADE

Mundo

Tensão se reduz na Tunísia após promessas do presidente

14 jan 2011 - 08h03
(atualizado às 17h14)
Compartilhar

A tensão diminuiu esta noite na Tunísia após o discurso do presidente, Zine al Abidine Ben Ali, que prometeu uma mudança "profunda e completa" no país e garantiu que deixará o poder em 2014, embora tenham registrados alguns protestos em bairros do norte da capital.

Manifestante joga bomba de gás lacrimogêneo durante confronto com policiais em Regueb
Manifestante joga bomba de gás lacrimogêneo durante confronto com policiais em Regueb
Foto: AFP

Como constatou a agência EFE, após o discurso de quinta-feira à noite do presidente, o toque de recolher foi levantado na capital e as forças de segurança, fortemente desdobradas até esse momento, deixaram as avenidas do centro da cidade, que nesta manhã começava a readquirir pouco a pouco a vida normal.

Em discurso transmitido pela televisão estatal, Ben Ali se comprometeu a acometer "profundas mudanças" políticas e econômicas no país, incluindo a realização de eleições presidenciais "pluralistas para garantir a alternância".

Além disso, afirmou que será criada uma comissão independente para esclarecer os eventos vividos na Tunísia em quase um mês e assinalou que deu ordem de não utilizar fogo real para reprimir a agitação social.

O presidente tunisiano, que lamentou "profundamente ter sido mal informado e aconselhado" em relação aos fatos vividos, prometeu descer os preços dos alimentos básicos e garantir a "liberdade total da informação e do acesso à internet".

Pouco tempo depois do discurso de Ben Ali, a EFE comprovou que vários sites - como Dailymotion e YouTube -, até agora vetados aos tunisianos pelo Governo, estavam novamente acessíveis.

Em outra mostra que as promessas do presidente são sérias, justo após seu discurso a televisão estatal organizou um debate político ao vivo com duas personalidades da oposição independente, algo inédito até o momento no país.

EFE   
Compartilhar
Publicidade