PUBLICIDADE

Mundo

Situação em Brisbane começa a melhorar após nível do rio baixar

14 jan 2011 - 00h58
(atualizado às 04h20)
Compartilhar

O nível do rio Brisbane começou a baixar, deixando à vista a magnitude dos destroços na cidade de mesmo nome, no estado australiano de Queensland, o mais afetado pelas graves inundações que já fizeram 15 mortos no país.

No começo da manhã desta sexta-feira, a água ficou na marca dos 2,5 m, embora haja a previsão de que subirá duas vezes ao longo do dia. Com a melhora da situação, alguns moradores puderam voltar a suas casas e lojas para ter noção dos estragos causados pelo lodaçal, que afetou mais de 26 mil imóveis na terceira maior cidade da Austrália.

Às equipes de limpeza municipais se uniram dezenas de equipes de voluntários organizadas através de grupos de moradores e do Facebook. Cerca de 65 mil casas e estabelecimentos comerciais seguem sem eletricidade e água potável, e seus moradores viajam para outros bairros para recarregar as baterias e encher garrafões de água.

O prefeito de Brisbane, Campbell Newman, indicou que a prioridade agora é reabrir as ruas da cidade, enquanto soldados do Exército australiano distribuem mantimentos pelas áreas mais devastadas do município de dois milhões de habitantes. Enquanto isso, as equipes de resgate - auxiliadas por militares e voluntários - continuam buscando 55 desaparecidos no vale do rio Lockyer.

As enchentes já fizeram 15 mortos durante esta semana e 26 desde as primeiras chuvas, em novembro, além de 2,5 milhões de afetados na região oriental da Austrália.



Residente de New Farm, bairro de Brisbane, usa pá para remover a lama das ruas após as enchentes que atingem o Nordeste do país
Residente de New Farm, bairro de Brisbane, usa pá para remover a lama das ruas após as enchentes que atingem o Nordeste do país
Foto: AP
EFE   
Compartilhar
Publicidade