PUBLICIDADE

Mundo

Al-Qaeda assume sequestro de 2 franceses mortos no Níger

13 jan 2011 - 11h10
(atualizado às 12h21)
Compartilhar

O grupo Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) assumiu nesta quinta-feira a autoria do sequestro na última sexta-feira de dois franceses no Níger e explicou que os reféns morreram em uma operação lançada por forças francesas e nigerianas.

Um porta-voz do AQMI responsabilizou seu grupo pelo sequestro em uma gravação sonora, cuja autenticidade não pôde ser constatada, divulgada nesta quinta-feira pelo canal de televisão por satélite catariana Al Jazira.

O suposto porta-voz garantiu que os "mujahedin (guerreiros santos) tiveram êxito em sequestrar dois franceses, graças a Alá".

"Apesar de os mujahedins (...) terem enviados uma mensagem aos responsáveis franceses e nigerianos, no qual advertiram sobre a tentativa de intervenção militar, (o presidente francês, Nicolás) Sarkozy e seu Governo aventureiro não aprenderam das lições de fracasso e repetiram a mesma estupidez", afirmou.

O porta-voz de AQMI explicou que "dois combates heróicos ocorreram entre os mujahedins e as forças francesas e nigerianas" e acrescentou que estas "terminaram com o fracasso terrível de uma tentativa para resgatar aos reféns".

Segundo o grupo, as ofensivas finalizaram com a morte dos dois franceses sequestrados e de dois agentes das forças especiais francesas.

EFE   
Compartilhar
Publicidade