PUBLICIDADE

Estados Unidos

Médicos: deputada americana já é capaz de respirar sozinha

11 jan 2011 - 15h08
(atualizado às 16h55)
Compartilhar

A deputada americana baleada na cabeça no tiroteio registrado no sábado passado no Arizona continua em estado crítico, mas já é capaz de respirar por conta própria, apesar de, por precaução, estar sendo mantida conectada a aparelhos, informaram os médicos nesta terça-feira.

Tiroteio no Arizona matou seis pessoas e feriu mais 12, entre elas a deputada Gabrielle Giffords
Tiroteio no Arizona matou seis pessoas e feriu mais 12, entre elas a deputada Gabrielle Giffords
Foto: Reuters

"Ela está respirando por conta própria", informou o dr. Michael Lemole, o neurocirurgião-chefe que operou Gabrielle Giffords, acrescentando que ela também consegue responder a comandos simples, um sinal vital para sua recuperação física. O médico da University Medical Center informou ter reduzido os sedativos administrados à congressista e que ela foi mantida em aparelhos apenas por precaução.

Embora os médicos já tenham explicado que ainda era muito cedo para prever uma recuperação completa, eles disseram que não houve um aumento do inchaço cerebral da congressista de 40 anos, o que os deixa mais otimistas.

No entanto, Lemole indicou que Gabrielle ainda corre o risco de sofrer infecção e inflamação no cérebro.

Por outro lado, vizinhos revelaram que os pais de Jared Loughner, preso sob suspeita de ser o autor do tiroteio do Arizona, estão "destroçados" pela suposta ação do filho, e sua mãe "não faz mais do que chorar na cama" desde o último sábado.

Wayne Smith, vizinho de 70 anos dos Loughner, disse a uma rede de televisão local que os pais do jovem a todo o momento se perguntam "onde falharam".

Jared Loughner, 22 anos, que nesta segunda-feira compareceu pela primeira vez diante de um juiz, é acusado do assassinato de seis pessoas e de ferir outras 14, entre elas Gabrielle, ao disparar indiscriminadamente em um ato público da congressista em Tucson, no Arizona.

Ele disparou 31 tiros enquanto Giffords se reunia com seus seguidores políticos em um evento nos arredores de um supermercado em Tucson. O jovem foi controlado por uma espectadora quando tentava recarregar sua pistola semi-automática Glock 9mm, que havia comprado em uma loja local.

Com informações de agências internacionais

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade