PUBLICIDADE

Mundo

Chuva inunda 3ª maior cidade da Austrália e causa mais 1 morte

10 jan 2011 - 09h20
(atualizado às 10h15)
Compartilhar

Novas chuvas provocaram nesta segunda-feira cheias inesperadas e a morte de mais uma pessoa no nordeste da Austrália, afetada há vários dias por inundações sem precedentes.

Rua da cidade australiana de Toowoomba é coberta pela água das chuvas
Rua da cidade australiana de Toowoomba é coberta pela água das chuvas
Foto: Reuters

Depois das fortes tempestades do final de semana, que intensificaram a cheia dos rios, uma nova precipitação inundou as ruas de Toowoomba, a 130 km a oeste de Brisbane. Uma pessoa morreu afogada, segundo o prefeito da cidade de 130 mil habitantes, Peter Taylor, falando à rádio ABC. A cidade ficou coberta por dois metros de água e lama.

As casas de madeira foram arrancadas de suas fundações e arrastadas por centenas de metros pela correnteza, que também jogou os carros contra as lojas e arrancou as bombas dos postos de gasolina.

Moradores de Brisbane, a terceira maior cidade da Austrália, com dois milhões de habitantes, usaram sacos de areia para proteger suas casas devido à ameaça de novas chuvas sobre as partes baixas da cidade na próxima terça e quarta-feira, que já paralisou a mineração de carvão no nordeste do país e agora ameaça o turismo.

Ao norte de Brisbane, a cidade de Gympie se encontrada dividida pelas águas, enquanto no oeste, inundado pela quinta vez nos últimos dias, parte de seus 130 mil habitantes tiveram que abandonar suas casas.

A primeira-ministra Julia Gillard disse que as enchentes não devem afetar o plano de retomada do superávit orçamentário em 2012/13, mas o J.P. Morgan previu que o desastre afetará o crescimento neste ano e pode adiar um novo aumento nas taxas de juros.

As inundações no Estado de Queensland, as piores em 50 anos, chegam a cobrir uma área do tamanho da França e Alemanha juntas. Seis pessoas já morreram, e dezenas de cidades ficaram total ou parcialmente submersas. Há previsão de mais chuvas nesta semana.

A polícia recomendou que as pessoas evitem viagens pelas rodovias na região de Brisbane, para deixar as estradas livres para quem precisa fugir.

Autoridades turísticas do Estado disseram que o setor pode ser afetado, mas que é cedo para quantificar o impacto. O país já vem perdendo visitantes devido à valorização do dólar australiano.

As inundações já causaram prejuízos estimados em US$ 6 bilhões de dólares, e economistas dizem que a inflação pode aumentar devido à pressão sobre os alimentos. O setor de extração de carvão, que movimenta us$ 20 bilhões por ano no Estado, praticamente parou.

"Com mais chuva caindo, pode levar meses até que as águas recuem e a extensão dos danos à infraestrutura essencial seja conhecida", disse o economista-chefe do J.P. Morgan, Stephen Walters.

O banco reduziu na segunda-feira sua previsão de crescimento do PIB australiano, de 3,7 para 3,3%, e elevou a previsão de inflação de 3,2 para 3,8%.

Com informações das agências internacionais.



Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade