PUBLICIDADE

Mundo

Cidade australiana é ameaçada por cobras e crocodilos

4 jan 2011 - 09h35
(atualizado às 11h48)
Compartilhar

Os 75 mil habitantes da cidade de Rockhampton, no litoral leste da Austrália, estão se preparando para ficar isolados devido às fortes inundações que atingem o nordeste do país e que trazem junto a ameaça de cobras e crocodilos.

Homem enfrenta enchente em Rockhampton, cidade onde os habitantes estão temendo cobras e crocodilos
Homem enfrenta enchente em Rockhampton, cidade onde os habitantes estão temendo cobras e crocodilos
Foto: Reuters

Os habitantes amontoaram sacos de areio em torno de suas casas e lojas para se proteger da cheia do rio Fitzroy, que cruza a cidade e cujo nível atingiu 9,20 m.

Rockhampton, situada ao norte de Brisbane, é uma das principais cidades desta região agrícola e mineira, afetada há vários dias pelas inundações classificadas de "bíblicas" pelas autoridades.

Os serviços de emergência temem que o nível das águas continue elevado durante pelo menos duas semanas, favorecendo a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.

Também temem o aparecimento de cobras venenosas e crocodilos. As cobras se refugiam em árvores em busca de lugares secos e os crocodilos, por sua vez, são difíceis de localizar em meio aos dejetos na água.

As autoridades calculam que 200 mil pessoas foram afetadas pela cheia brusca dos rios, que inundaram 22 comunidades rurais e deixaram sob a água uma região equivalente ao território da França e da Alemanha juntas.

Desde o final de novembro, dez pessoas morreram na Austrália por causa das fortes chuvas e inundações.



AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade