PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Traficante mais procurado da Colômbia é morto

29 dez 2010 - 15h46
(atualizado às 15h59)
Compartilhar

Pedro Guerrero, mais conhecido como 'Cuchillo', um dos traficantes e ex-chefes paramilitares mais procurados da Colômbia, acusado de 3 mil assassinatos, morreu durante operação policial realizada na noite de Natal, anunciou nesta quarta-feira o presidente Juan Manuel Santos.

Cuchillo' era um reconhecido paramilitar e narcotraficante e estava entre os mais procurados da Colômbia
Cuchillo' era um reconhecido paramilitar e narcotraficante e estava entre os mais procurados da Colômbia
Foto: Terra Colômbia / Reprodução

"Caiu o assassino. Estávamos atrás dele há muitos anos", precisou Santos em entrevista à imprensa, acrescentando que se trata "do golpe mais forte dado a bandos de criminosos".

Para o diretor de polícia, general Oscar Naranjo, a luta contra organizações criminosas como a de Guerrero, herdeiras de grupos paramilitares, "tornou-se prioridade e imperativo institucional".

Durante entrevista à imprensa Naranjo mostrou uma pistola revestida em ouro e diamantes que, segundo ele, era o símbolo do poder de Guerrero e uma faca com a qual, disse, o traficante, de 40 anos, costumava "degolar suas vítimas".

Guerrero, por cuja cabeça os Estados Unidos ofereciam recompensa de US$ 2,5 milhões, foi morto em missão da qual participaram 200 homens especializados em operações na selva, na aldeia de Puerto Alvira, entre os departamentos (províncias) de Meta e Guaviare (sudeste), segundo a polícia.

Pesavam contra 'Cuchillo' quatro ordens de captura por associação para o tráfico, homicídio agravado, sequestro e deslocamento forçado de camponeses.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade