PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

UE reconhece apenas embaixadores de Ouattara, diz França

29 dez 2010 - 14h10
(atualizado às 14h31)
Compartilhar

Os países da União Europeia concordaram em reconhecer apenas os embaixadores enviados por Alassane Ouattara, que reivindica vitória na eleição presidencial da Costa do Marfim, anunciou o Ministério das Relações Exteriores da França na quarta-feira.

O bloco de 27 países concordou com essa posição na semana passada e a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) também reconheceu a nova delegação da Costa do Marfim, disse o porta-voz do ministério, Bernard Valero.

"A União Europeia adotou na semana passada uma abordagem conjunta. Apenas os embaixadores nomeados pelo presidente Ouattara serão reconhecidos pela União Europeia e os Estados membros", disse Valero num comunicado divulgado por via eletrônica.

O governo do líder da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, disse na terça-feira que cortaria os laços diplomáticos com os países que reconhecessem os embaixadores nomeados por Ouattara.

As potências mundiais e países vizinhos africanos querem que Gbagbo entregue o poder a Ouattara desde a eleição de 28 de novembro. Os EUA e a União Europeia impuseram sanções a Gbagbo e a seu círculo mais próximo, enquanto o Banco Mundial e o banco central regional do oeste africano cortaram o financiamento ao país.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade