PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Plano terrorista é o pior já ocorrido na Dinamarca, diz ministro

29 dez 2010 - 13h15
(atualizado às 15h55)
Compartilhar

Um frustrado plano para realizar um ataque na Dinamarca foi a mais grave tentativa desse tipo ocorrida no país, disse o ministro de Justiça dinamarquês nesta quarta-feira.

Segundo a polícia dinamarquesa e sueca, cinco pessoas foram detidas, incluindo três cidadãos suecos, sob suspeita de planejar um ataque contra um prédio em Copenhague que sedia grandes mídias. "É um escândalo que um grupo de pessoas com histórico islâmico aparentemente tinham planos concretos para realizar uma ataque terrorista muito sério aqui na Dinamarca", disse em comunicado o ministro da Justiça, Lars Barfoed.

"Os planos do grupo para matar o maior número de pessoas possível é assustador e é provavelmente a tentativa mais grave de terror até agora na Dinamarca", disse Barfoed. Ele disse que o risco geral de um ataque militante contra dinamarqueses individuais continuava "muito pequeno."

O livro Tavshedens Tyranni (A Tirania Do Silêncio) lançado em setembro pelo redator chefe da editoria de Cultura do jornal, Flemming Rose, é, segundo ele, uma tentativa de analisar os motivos da crise e colocar as caricaturas em perspectiva com outras imagens consideradas ofensivas ao longo da história.

As caricaturas de Maomé provocaram uma onda de críticas na comunidade islâmica dinamarquesa, que meses mais tarde se estenderam por todo o mundo muçulmano, causando um boicote a produtos dinamarqueses e ataques contra embaixadas da Dinamarca - vítima da pior crise política desde a Segunda Guerra Mundial - em vários países.

Polícia da Dinamarca e Suécia anunciaram que agências de inteligências escandinavas descobriram plano de ataque a prédio que sedia grandes mídias
Polícia da Dinamarca e Suécia anunciaram que agências de inteligências escandinavas descobriram plano de ataque a prédio que sedia grandes mídias
Foto: AFP
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade