PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Colômbia: Santos diz que Farc planejou sequestros no exterior

23 dez 2010 - 18h56
(atualizado às 19h45)
Compartilhar

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, garantiu, nesta quinta-feira, que a guerrilha colombiana das Farc planejou sequestros no exterior e executou ao menos um no Paraguai, como provam documentos encontrados com os rebeldes.

Em um ato público, Santos leu e-mails encontrados nos computadores do líder das Farc Jorge Briceño, que revelam planos para sequestrar o dono de um banco em Aruba, em 2003, e um empresário peruano, em 2009.Os documentos também revelam um pedido de resgate de 300 mil dólares por um refém no Paraguai, em 2003.

"Oswaldo, chefe do Partido Pátria Livre, informa sobre 300 mil dólares nossos em seu poder pagos por um trabalho conjunto Farc-PL, e destaca que no Paraguai há boas condições para trabalhos financeiros conjuntos, compra de armas e organização de redes de apoio às Farc", disse Santos.

Outro e-mail afirmava: "começamos um trabalho de inteligência no Peru para pegar um ricaço de lá...". "É empresário e o trabalho será feito com um amigo de lá (...), e por ele poderemos pedir quatro milhões de dólares...".

Briceño, o segundo no comando das Farc, foi morto em setembro passado, em um bombardeio contra seu acampamento na selva colombiana, onde as autoridades encontraram os computadores.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade