PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

ONU considera enviar mais "capacetes azuis" a Costa do Marfim

20 dez 2010 - 17h15
(atualizado às 18h29)
Compartilhar

O Conselho de Segurança das Nações Unidas afirmou nesta segunda-feira que considera a possibilidade de enviar mais "capacetes azuis" à Costa do Marfim se o secretário-geral do organismo, Ban Ki-moon, acreditar que seja necessário para enfrentar a crise que vive o país africano após as recentes eleições presidenciais.

O principal órgão de decisões da ONU aprovou por unanimidade uma resolução na qual considera "a possibilidade de autorizar o secretário-geral para que atribua novos efetivos" da missão da ONU na Libéria (UNMIL) à da Costa do Marfim (Onuci), onde já há aproximadamente 10 mil soldados.

Além disso, o Conselho de Segurança condena as violações dos direitos humanos que se perpetraram contra a população civil e pede a todos os partidos políticos que reconheçam a vitória do opositor, Alassane Ouattara, nas eleições presidenciais do último dia 28. O Conselho decidiu adotar a resolução desta segunda depois que o candidato perdedor, Laurent Gbabgo, que resiste em abandonar o poder, exigisse a saída do país de todos os "capacetes azuis" e os soldados franceses que os apóiam.

.A Onuci recebeu centenas de denúncias de familiares ou pessoas próximas de sequestros realizados por indivíduos armados vestidos de militar, disse a alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay. Nessa linha, a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança reafirma a determinação de impor medidas, incluídas as sanções seletivas, aos que ponham em risco "a paz e a reconciliação nacional".

EFE   
Compartilhar
Publicidade