PUBLICIDADE

Europa

Bielorrússia: 639 opositores de Lukashenko são presos

20 dez 2010 - 14h07
(atualizado às 14h55)
Compartilhar

Mais de seiscentas pessoas foram presas em Minsk, na Bielorrússia, nesta segunda-feira, por terem participado de manifestação da oposição no domingo, após a eleição presidencial, segundo informou o presidente Alexandre Lukashenko, durante uma coletiva de imprensa.

"Estão lá 639 pessoas", disse o presidente, falando dos centros de detenção de Minsk.

De acordo com Lukashenko, Vladimir Nekaliaev, um dos homens da oposição que disputavam a presidência, é um dos que se encontram em um centro de detenção, bem como os seis demais candidatos opositores. "Vocês pensam que nós o sequestramos e o levamos para algum lugar?", disse. "Não. Se você é culpado, tem que responder por seus atos. Ele está em um centro de detenção".

Após a eleição presidencial de domingo, Lukashenko, que se encontra no poder há dezesseis anos, foi dado como vencedor no primeiro turno com quase 80% dos votos. O anúncio foi seguido por uma manifestação de dezenas de milhares de membros da oposição. A polícia reprimiu os manifestantes após um prédio oficial ser atacado. Foram detidas 639 pessoas, assim como sete de nove candidatos à presidência.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade