PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Estados Unidos

Pyongyang permitirá retorno de inspetores nucleares, diz 'CNN'

20 dez 2010 - 05h46
(atualizado às 06h12)
Compartilhar

A Coreia do Norte prometeu ao governador do Novo México (EUA), Bill Richardson, que permitirá o retorno dos inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), assegura a rede de televisão americana CNN.

Militares hasteiam bandeira nacional da Coreia do Sul em comemoração pelos 60 anos da retomada de Seul
Militares hasteiam bandeira nacional da Coreia do Sul em comemoração pelos 60 anos da retomada de Seul
Foto: Reuters

A CNN, que viajou com Richardson a Pyongyang, assinalou que o regime de Kim Jong-il está disposto a facilitar o acesso dos inspetores da ONU a seu complexo nuclear de Yongbyon.

Além disso, o regime comunista teria se comprometido com Richardson a negociar a venda de 12.000 barras de combustível nuclear e sua mudança rumo a outro país, previsivelmente Coreia do Sul.

O governador do Novo México pediu também ao regime norte-coreano a criação de "um telefone vermelho" entre militares de Pyongyang e Seul, e de uma comissão militar formada pelas duas Coreias e EUA para diminuir a tensão na península.

Segundo a CNN, a Coreia do Norte estaria considerando aceitar essa proposta de Richardson, que chegou na quinta-feira a Pyongyang em uma visita privada destinada a diminuir a atual tensão entre as duas Coreias e que deve retornar hoje mesmo a seu país.

Em abril de 2009, a Coreia do Norte expulsou pela última vez os inspetores da AIEA que supervisionavam suas instalações atômicas, uma medida que já tinha tomado em 2003, quando decidiu abandonar o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP).

Em um escritório divulgado nesta segunda-feira, a agência estatal norte-coreana KCNA não fez referência ao suposto compromisso sobre os inspetores da AIEA e assinalou só que Richardson se reuniu com um alto funcionário para entregar-lhe um presente destinado a Kim Jong-il.

EFE   
Compartilhar
Publicidade