PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

França pede ao presidente marfinense que retire tropas das ruas

19 dez 2010 - 16h55
Compartilhar

A ministra de Exteriores francesa, Michèle Alliot-Marie, pediu neste domingo ao presidente em fim de mandato da Costa do Marfim, Laurent Gbagbo, que retire suas tropas das ruas e deixe o poder nas mãos do seu oponente nas últimas eleições presidenciais, Alassane Ouattara.

Em declarações à rádio "RFI", a chefe da diplomacia francesa respondeu ao pedido de Gbagbo que a Organização das Nações Unidas e a França retirem suas tropas do país e lhe disse que não é um interlocutor válido para a comunidade internacional.

"Não tem nenhuma competência de poder", manifestou Alliot-Marie, quem disse que o até agora presidente da Costa do Marfim deve reconhecer sua derrota.

"Nas próximas horas deve escolher entre passar à história como um democrata ou alguém que ordenou disparar contra marfinenses", disse a ministra.

Alliot-Marie indicou que o papel das tropas francesas no país não é o de interpor-se entre dois grupos, uma função que devem cumprir os capacetes azuis da ONU, mas assinalou que suas forças se defenderão se são atacadas.

Enquanto, em Paris se produziram manifestações de partidários de Gbagbo e de Ouattara, que acabaram em enfrentamentos entre ambos e se saldaram com dois feridos, um deles por arma branca e o outro de um golpe em um olho.

EFE   
Compartilhar
Publicidade