PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Neve causa atrasos e cancelamentos em aeroportos alemães

19 dez 2010 - 07h27
(atualizado às 08h38)
Compartilhar

O transtorno no sistema de transportes voltou neste domingo a aumentar na Alemanha com o temporal de neve e frio que castiga a Europa, o que provocou vários atrasos e cancelamentos de voos nos principais aeroportos do país.

Veículo limpa a neve da pista do aeroporto de Frankfurt, onde só uma das três pistas está funcionando
Veículo limpa a neve da pista do aeroporto de Frankfurt, onde só uma das três pistas está funcionando
Foto: Reuters

O aeroporto de Frankfurt, o de maior tráfego da Europa continental, segue com graves problemas. No começo da manhã, Fraport, a empresa gerenciadora, calculou que pelo menos 302 voos dos 1.317 programados para este domingo seriam cancelados, frente aos 272 e 560 cancelados no sábado e sexta-feira, respectivamente.

"Sabemos que vamos ter pelo menos 10 novos centímetros de neve. Contamos com que a situação volte a piorar", declarou um porta-voz da Fraport à rede de televisão pública ARD.

Os atrasos e cancelamentos, alegaram, devem-se tanto às consequências do temporal em Frankfurt - onde só uma das três pistas se encontra operacional e todas as aeronaves devem ser borrifadas com anticongelante antes de decolar - quanto às complicações em outros aeroportos de toda a Europa.

No entanto, a polícia afirmou que não voltaram a se repetir neste aeroporto os violentos incidentes ocorridos no sábado em uma das longas filas de passageiros afetados frente aos postos de reivindicações, embora alguns continuem esperando desde sexta-feira.

A situação em outros aeroportos alemães como em Hamburgo (noroeste do país) e Tegel-Berlim (nordeste) continua conturbada, com frequentes atrasos e alguns cancelamentos, mas menos que em Frankfurt, apesar do mau tempo.

Já a situação na rede rodoviária alemã melhora em relação ao caos de sexta-feira - quando se somaram centenas de quilômetros de retenções - mas o temporal segue provocando acidentes, que deixam dezenas de feridos.

Os atrasos são também frequentes nas ferrovias alemãs, onde a companhia estatal Deutsche Bahn (DB) impôs um limite máximo de velocidade de 200 km/h para evitar acidentes e danos na maquinaria.

O Serviço Meteorológico Alemão (DWD) advertiu que as precipitações em forma de neve prosseguirão nos próximos dias em diversos pontos do país, sobretudo na parte oriental.

EFE   
Compartilhar
Publicidade